UOL TeenUOL Teen
UOL BUSCA

03/05/2007 - 18h03

Homem-Aranha enfrenta seu lado sombrio e três novos vilões em "Homem-Aranha 3"

da Redação

Divulgação

O mote de ''Homem-Aranha 3'' é ''A Batalha Interior''

O mote de ''Homem-Aranha 3'' é ''A Batalha Interior''

Um dos filmes mais esperados do ano, "Homem-Aranha 3" chega aos cinemas esta sexta-feira mostrando um lado diferente do herói escalador de paredes. A pesar de ter maior orçamento do cinema norte-americano - US$ 250 milhões - muito bem gasto em caprichados efeitos especiais, o grande foco da produção é mesmo os conflitos de Peter Parker (Tobey Maguire), o que explica o mote de "Homem-Aranha 3" ser "The Battle Within", algo como "A Batalha Interior".

Quando tudo parecia estar indo bem na vida do herói - Peter está disposto a se casar com sua amada Mary Jane (Kirsten Dunst) e o Homem-Aranha se tornou uma celebridade em Nova York -, três novos vilões aparecem dispostos a aterrorizar a cidade e, claro, acabar com o escalador de paredes.

Cada um dos novos inimigos tem uma relação muito próxima com a vida pessoal de Peter, o que abre espaço para o centro da história do terceiro filme: o lado sombrio do Homem-Aranha. Saiba mais sobre as origens dos vilões nos quadrinhos e sobre suas versões cinematográficas.

Duende Verde
No primeiro filme, Peter Parker enfrenta o Duende Verde, uma espécie de segunda personalidade do ambicioso empresário Norman Osborn (interpretado por Willem Dafoe). Em um de seus duelos com o "teioso", Norman é atingido pelo aparelho que usava para voar (um planador especial desenvolvido pela sua indústria) e acaba morrendo.

Mas a carreira do Duende Verde estava longe de acabar. Assim como nos quadrinhos, Harry Osborn (na pele do ator James Franco), filho de Norman e o melhor amigo de Peter, começa a ser assombrado por um profundo sentimento de vingança que o leva a utilizar o composto químico que conferia ao seu pai força e agilidade sobre-humanas.
Com os mesmos apetrechos tecnológicos do original, Harry torna-se o novo Duende, que vai perseguir o a Aranha de forma ainda mais ferrenha.

Homem-Areia
Nos quadrinhos Flint Marko é um bandido qualquer que por um acaso do destino entra em contato com areia que havia sido irradiada por uma espécie de reator experimental. Inesperadamente, um meliantezinho de segunda ganha a capacidade de transformar seu próprio corpo em areia e moldá-lo como desejar.

No cinema, Marko (que é interpretado por Thomas Haden Church) vai ganhar um papel importante na história, já que haverá a suspeita de que tenha sido ele o responsável pela morte do tio de Peter. Na verdade, Marko está tentando ajudar sua filha doente e mesmo com seus grandes poderes, ele não é nenhum desses vilões sádicos e malévolos. Mas por ser culpado pela morte do tio Bem, o "teioso" vai perseguir seu inimigo de forma implacável, em busca de vingança. Mas será que toda essa fúria de Peter é contra Marko ou contra ele próprio, que se culpa por ter permitido que seu tio morresse? E é aí que entra o Venom!

Divulgação

Divulgação

O terrível Venom representa o lado sombrio do Homem-Aranha

Venom
O monstruoso Venom (foto) nasce do "uniforme negro" do Homem-Aranha. O tal uniforme, na verdade, era uma espécie de ser extraterrestre que vivia em simbiose (uma relação de dependência entre dois seres vivos, lembra da aula de biologia?) que Peter Parker encontrou em uma saga publicada nos quadrinhos anos 80 chamada "Guerras Secretas". O tal alienígena servia como roupa para o Aranha, e chegava até a ampliar seus poderes.

Mas como tudo nesta vida tem uma contrapartida, o tal do simbionte tinha que se alimentar de algum jeito, certo? Pois é, o bicho se alimenta da força vital de seu hospedeiro e gosta especialmente da energia despertada por sentimentos violentos e negativos. Sem que Peter percebesse, o seu uniforme negro estava rapidamente tornando-o cada vez mais agressivo e perigoso.

Cansado de lutar contra o alienígena e sua influência negativa, o Homem-Aranha consegue se libertar do simbionte mas novamente um desses acasos do destino acaba por criar um novo super-vilão.

Nos quadrinhos, Eddie Brock era um repórter bem sucedido até que um de seus "furos" jornalísticos foi desmascarado pelo Homem-Aranha. Justamente no momento em que Peter conseguia se livrar do simbionte que o consumia, Brock estava enfurecido de ódio e rancor em relação ao Aranha. Ao perceber esses sentimentos, o alienígena se junta ao repórter para dar origem ao violento Venom, um dos inimigos mais famosos do "Homem-Aranha".

No cinema, o roteiro do terceiro filme conseguiu simplificar essa confusão de roupa de outro planeta e da história do Eddie Brock de um jeito bem inteligente.

Interpretado por Topher Grace (o Eric do "That '70s Show"), Brock é também é um fotógrafo do Clarim Diário. Mas, ao contrário de Peter, ele está disposto a transmitir uma imagem negativa do Homem-Aranha. Claro, isso não é uma tarefa fácil, e tudo começa a dar errado na vida de Eddie por causa de Peter e do Homem-Aranha. Muito mais do que rápido o fotógrafo passa a odiar profundamente seu rival e, numa dessas coincidências do destino se depara com o uniforme negro alienígena do Aranha no exato momento em que Peter consegue livrar-se dele.

Nem é preciso dizer que os dois se entendem muito bem e transformam-se no terrível Venom, o simpático sujeito da bocarra na foto acima.
Mais
"Homem-Aranha 3" estréia sexta; Internet tem ingressos antecipados
Confira detalhes sobre a estréia do filme