UOL TeenUOL Teen
UOL BUSCA

01/11/2007 - 21h38

Filme "Podecrer!" é divertida comédia romântica com jovens cariocas dos anos 80

JOSÉ BUENO DE SOUZA
Da Redação

Vantoem Pereira Jr. / Divulgação

João (Dudu Azevedo) tenta conquistar Carol (Maria Flor)

João (Dudu Azevedo) tenta conquistar Carol (Maria Flor)

Nos idos de 1981, não existia internet, não existia MSN, muito menos sites de comunidades. Não existiam CDs, iPod era coisa de ficção científica. No Rio de Janeiro, a violência não era uma preocupação tão grande e o país estava se recuperando do regime militar que "tesourava" muitos direitos dos cidadãos. Tudo para fazer da vida dos nove adolescentes do filme "Podecrer!", que estréia dia 2 nos cinemas, bem diferente do cotidiano dos jovens de hoje.

No filme, dirigido por Arthur Fontes e baseado no livro de Marcelo Dantas, tudo começa com o sinal da escola chamando os alunos para a primeira aula do dia e com a chegada de Carol (interpretada por Maria Flor) para seu primeiro dia na escola nova. A garota é recebida pelas amigas Melissa (Fernanda Paes Leme) e Silvinha (Liliana Castro), que logo lhe apresentam os garotos que tocam na banda de rock da escola, João (Dudu Azevedo), Marquinho (Gregorio Duvivier), PP (Silvio Guindane) e para as riquinhas chatas da escola, Ana Cláudia (Érika Mader) e Duda (Julia Gorman).

A tímida Carol morava na França com seus pais, exilados políticos, e quando volta ao Brasil logo se apaixona por João que também fica interessado por ela. O problema é que o líder da banda também é afim de Ana Cláudia, que vive dando bola para ele sem nunca ficar com o garoto. "Podecrer!" não seria a divertida comédia romântica que é se tudo desse certo, então as confusões começam a acontecer.

Enquanto João tenta conquistar Carol, os meninos da banda, que adoram beber nas festas, fumar maconha e tocar música, aprontam no colégio, sonham em um dia fazerem sucesso com sua música.

As situações mais divertidas estão num triangulo amoroso que se forma entre PP, Marquinhos e Melissa. A extrovertida garota conquista o coração (e os hormônios) dos dois amigos, mas tenta evitar que um saiba do romance que ela tem com o outro.

Vantoem Pereira Jr. / Divulgação

Vantoem Pereira Jr. / Divulgação

Melissa (Fernanda Paes Leme) e Carol (Maria Flor) vão à praia e conversam sobre os garotos

A bagunça dos garotos da escola só é ameaçada com a proximidade do vestibular, que lentamente abala a amizade entre João, que quer seguir carreira na música e Tavico, que decide namorar a riquinha Duda e se afasta da vida de bagunças para ganhar dinheiro no mercado financeiro.

"Podecrer!" consegue recriar o clima da zona Sul do Rio de Janeiro no começo dos anos 80, e faz questão de destacar alguns fatos históricos marcantes, como a morte de Bob Marley, e objetos e peças de roupa típicos daquela época, como um enorme walkman, e o brinquedo "Genius".

O filme trata todos esses elementos com bastante simplicidade e sem grandes julgamentos morais. Se de um lado Tavico se cansa da vida de festas, bebidas, maconha e do sonho de ser músico, João insiste em tentar conquistar seu objetivo de fazer carreira com sua banda.

Na verdade, a recriação do começo dos anos 80, os objetos típicos ou a divertida trilha sonora da época - com músicas de Tim Maia, Jorge Bem Jor, As Frenéticas - são só um pano de fundo, que por vezes tenta chamar mais atenção do que o necessário, para a divertida história de um grupo de amigos que gostam mesmo é de festa, de se divertir, e estão morrendo de medo de entrar na vida adulta.

Pensando bem, os garotos de "Podecrer!" não são assim tão diferentes dos adolescentes de hoje.